Interrupção de chamada

logo-branca.png

Quem somos

Sobre a MEI

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), completa 15 anos em 2023 e é hoje o mais bem-sucedido ambiente de diálogo sobre inovação. A MEI reúne os principais atores do ecossistema sobre a temática no país e sua dinâmica é marcada por reuniões entre lideranças empresariais, representantes do Governo e da Academia para a construção de proposta de políticas públicas e da agenda de inovação empresarial no Brasil. 

Atualmente conta com 500 das maiores lideranças empresariais do Brasil, para debater propostas de políticas públicas de CT&I, realizar estudos e pesquisas de interesse da indústria e executar projetos em parceria com diversas instituições – nacionais e internacionais – para que as empresas sejam cada vez mais inovadoras e competitivas. 

Visão 
Ser a mobilização catalisadora de iniciativas privadas e públicas para fortalecer a inovação no Brasil. 


Missão 
Fortalecer o ecossistema de CT&I para tornar a indústria brasileira mais inovadora.


Clique aqui e baixe as apresentações.

HISTÓRIA

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) surgiu em 2008 com a missão de fazer da inovação um pilar estratégico das empresas e de contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
 

O movimento que começou como a união de um seleto grupo de CEOs e executivos de empresas industriais transformou-se em uma iniciativa abrangente, que envolve a participação de aproximadamente 500 empresas nacionais e estrangeiras de referência atuantes no país.
 

Com sólidos resultados, a MEI impulsionou questões relevantes para a inovação no país. Entre as conquistas recentes estão:

 

  • A aprovação da lei complementar 177/2021, que, de um lado, alterou a natureza jurídica do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), de modo a permitir que os recursos não utilizados em um ano fiscal permaneçam no Fundo para aplicação em anos seguintes, e de outro, proibiu o seu contingenciamento, uma prática que havia se tornado recorrente nos últimos anos e que vinha impactando negativamente o sistema nacional de CT&I. Essa importante vitória foi alcançada por meio da ação conjunta da MEI e seus parceiros.

 

  • A manutenção da Lei do Bem, principal incentivo fiscal à inovação no país, que esteve sob o risco de suspensão pelo Congresso Nacional, mas foi defendida e mantida vigente com a ajuda da MEI.

 

  • A MEI também esteve na origem da criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que introduziu um modelo mais ágil de financiamento a projetos de inovação no Brasil. Além disso, apoiou a criação da rede de Institutos SENAI de Tecnologia e de Inovação, que desempenha importante papel no desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta para a indústria.

 

Convidamos você a conhecer nossas publicações e participar de nossa rede de cooperação, a fim de debater e contribuir para a construção e implementação de uma agenda robusta de CT&I que traga resultados concretos para o desenvolvimento do país.

topo
Interrupção de chamada Mapa do site