Interrupção de chamada

Profissionais qualificados no barco escola Samaúma recebem certificados no Amapá

O barco é equipado com oficinas de marcenaria, panificação e confeitaria; mecânica de motor; além das salas de aula tradicionais e de informática

O barco escola Samaúma já qualificou mais de 46 mil profissionais em 35 anos

A capital do Amapá, Macapá, conta, a partir desta quinta-feira (24), com 484 novos profissionais qualificados em áreas como as de pedreiro, padeiro, eletricista e mecânico de motor. Eles concluíram os 16 cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no barco-escola Samaúma. Após 40 dias de aulas, os alunos receberam a certificação nesta quinta-feira pela manhã.

O barco de três conveses é equipado com modernas oficinas de marcenaria, panificação e confeitaria, mecânica de motor de popa e de motores marítimos, além das salas de aulas tradicionais e de informática. Ao longo de 35 anos de atuação, o barco Samaúma já qualificou mais de 46 mil alunos. Além de atuar nos municípios amazonenses, o barco-escola leva educação profissional de qualidade também para municípios ribeirinhos dos estados do Pará, Amapá, Acre, Roraima e Amapá. Em maio, o barco aportará no município de Santana, também no Amapá.

Marinete Lisboa do Nascimento, 47 anos, auxiliar de manutenção no SENAI há 5 anos, acredita que a participação no curso de Modista Costureiro do Vestuário pode mudar a não apenas sua vida, como a de toda a família. “Quero vender as peças que eu costurar para aumentar a renda da casa”, disse a nova costureira. Essa é a primeira formação profissional de Marinete.

Para Iza Maria Duarte, 42 anos, o certificado do curso de Operador de Computador simboliza a conquista de um sonho. “Eu tinha enorme dificuldade para aprender a lidar com as novas tecnologias. Hoje, realizo meus sonhos e posso dizer que, além de qualificação, encontrei profissionais extremamente dedicados”, conta, emocionada.

PARCERIA BEM SUCEDIDA - De acordo com a professora Lúcia Furlan, da Secretaria Estadual da Educação, a vinda do barco-escola para o Amapá é fruto de uma parceria de sucesso entre o Governo do estado, o SENAI do Amazonas e o SENAI do Amapá. "O que os profissionais do Samaúma fazem pelos amazônidas não tem preço. A oportunidade de qualificação que o barco proporciona transforma a vida de milhares de pessoas", disse Lúcia, que representou o governador Camilo Capiberibe na cerimônia de formatura.

O diretor regional do SESI/SENAI no Amapá, Sérgio Moreira, homenageou a equipe do SENAI do Amazonas e falou da satisfação de contar com parceiros nacionais e locais, que contribuem para a capacitação de jovens e adultos do Estado e para a inserção deles no mercado do trabalho. “Temos a satisfação de estar à frente da nobre tarefa de redirecionar as ações do SESI e do SENAI no Amapá para melhorar a vida da população”, afirmou Moreira.

Relacionadas

Leia mais

Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba
SENAI qualifica profissionais para atuar em usina solar
Barco escola do SENAI qualifica quase 800 moradores de Tapauá, cidade no interior do Amazonas

Comentários

Interrupção de chamada Mapa do site